“Atividade física é necessidade, não obrigação”, afirma médico em encontro sobre qualidade de vida

Palestra para colaboradores do Correio do Povo abordou a importância da prevenção, da atividade física e do combate ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool Nesta quinta-feira, colaboradores do Correio do Povo participaram de uma palestra sobre saúde e qualidade de vida, realizada na sede do jornal e promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O encontro foi conduzido pelo médico de saúde da família Grimário Nobre de Oliveira, que trouxe uma abordagem prática e acessível sobre cuidados com o corpo e a mente no cotidiano. Durante a apresentação, o médico destacou os principais fatores que influenciam o bem-estar, entre eles o estilo de vida, a alimentação e o equilíbrio emocional. “Mais de 50% da nossa qualidade de vida depende diretamente das escolhas que fazemos todos os dias”, enfatizou. As telas exibidas ao longo da palestra abordaram temas como os benefícios da atividade física, os riscos do tabagismo, as consequências do consumo abusivo de álcool e as principais causas da obesidade, como o sedentarismo e o estresse. Grimário também chamou atenção para o impacto do cigarro na saúde, lembrando que o fumo contém cerca de 4.500 substâncias tóxicas, entre elas nicotina, monóxido de carbono e alcatrão, e está associado a diversas doenças graves, como câncer, enfisema pulmonar e infarto. O fumo passivo, ou seja, quando a pessoa respira a fumaça de uma pessoa que fuma no mesmo ambiente, também está associado a 30% de casos de doença pulmonar. O médico reforçou a importância de transformar o cuidado com a saúde em um hábito diário. “Fazer atividade física não é uma obrigação, e sim uma necessidade”, destacou Grimário, arrancando sorrisos e reflexões do público presente. De forma didática, a palestra estimulou a reflexão sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças, em um ambiente de diálogo e aprendizado. A ação integra o calendário de atividades da CIPA, que busca promover bem-estar, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Enchentes de 2024 afetaram mais de 90% dos municípios do RS, aponta IBGE

Dos municípios afetados, 289 emitiram alertas durante o evento As enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul afetaram 459 dos 497 municípios do Estado, ou seja, provocaram perdas humanas, sociais e econômicas significativas em 92,4% das cidades gaúchas. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2024, divulgada nesta sexta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos municípios afetados, 289 (63,0%) emitiram alertas durante o evento. Outros 55 (12,0%) não emitiram aviso sobre as intempéries, e 115 (25,0%) não tinham sistema de alerta. “A economia estadual foi duramente impactada, com prejuízos no setor agrícola, paralisação de indústrias, danos à infraestrutura e interrupção de serviços essenciais, como transporte, educação e saúde”, declarou Rosane Oliveira, gerente da pesquisa no IBGE, em nota. Dos 459 municípios atingidos, 388 (84,5%) afirmaram ter plano de contingência de proteção e defesa civil, sendo que 323 deles (70,4%) puseram o plano em prática durante as enchentes. Em 65 municípios (14,2%) o plano não foi executado, em 51 por “outra razão não identificada no questionário”, em 10 deles por falta de treinamento das equipes, e em 11 deles pela escassez de recursos materiais. Em 427 municípios (93,0% do total de atingidos), houve ocorrências com a população ou danos a estruturas e equipamentos durante as enchentes, e 338 cidades (79,2% do total com ocorrências) registraram óbitos; pessoas desaparecidas; pessoas desabrigadas ou desalojadas; pessoas feridas ou doenças ligadas a eventos de inundação (leptospirose, dengue, etc.). Em 412 (96,5%) ocorreram danos a estruturas e equipamento.
Protesto cobra punição de motorista após morte de agricultor atropelado em Butiá

Luiz Carlos de Souza, de 70 anos, ficou em coma por 52 dias Um protesto nesta sexta-feira reúne amigos e familiares do agricultor Luiz Carlos de Souza, morto aos 70 anos, em Butiá, na Região Carbonífera. Ele foi atropelado no dia 30 de agosto, falecendo após ficar 52 dias em coma. Os manifestantes pedem a prisão do condutor e denunciam falhas no atendimento médico. Anajara Figueiredo, nora da vítima, aponta que o motorista foi imprudente e que não prestou qualquer apoio após o ocorrido. Ela adiciona que o idoso agonizou por mais de cinco horas, entre atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a espera no Hospital Municipal de Butiá. Depois, também teve que aguardar uma UTI Móvel para se deslocar ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, onde entrou em coma e morreu dias depois. “Queremos a punição do motorista. Além de ter sido irresponsável, em nenhum momento ele prestou solidariedade à família. Mesmo assim, continua solto e dirige por ruas em Butiá”, lamentou a nora. De acordo com a delegada Jusicleia Oliveira de Souza, titular da DP de Butiá, o motorista será indiciado por homicídio culposo, mas o delito não prevê prisão. Ela também disse que o condutor permaneceu no local do fato e não estava alcoolizado, o que também excluiu a possibilidade de prisão em flagrante. “Compreendo a dor da família. Realmente, nossa legislação é muito branda em relação aos crimes de trânsito. Ocorre que, para crimes culposos, não cabe prisão preventiva”, pontuou a delegada. Jusicleia Oliveira adicionou que o oferecimento da denúncia cabe ao Ministério Público, e a condenação é responsabilidade do Poder Judiciário. “A questão da assistência e reparação também está além das nossas atribuições”, disse. O prefeito de Butiá, Jefferson Vieira, o Carrapicho, também prestou solidariedade aos familiares de Luiz Carlos. O chefe do Executivo Municipal destacou que foi ao local do acidente e que deu carona aos parentes da vítima rumo ao hospital. Também disse que a remoção do paciente para Porto Alegre seguiu os protocolos de segurança e de saúde.
Caleffi e Odorico avançam ao segundo turno em eleição presidencial no Grêmio

Chapas ultrapassaram a cláusula de barreira dos 20% dos votos entre os conselheiros. Novo pleito ocorre no dia 8 de novembro As chapas de Paulo Caleffi e Odorico Roman vão disputar o segundo turno da eleição para presidente do Grêmio. Ambas ultrapassaram a cláusula de barreira dos 20% dos votos no Conselho Deliberativo, em pleito realizado na noite desta quinta-feira na Arena. No total, 313 conselheiros exerceram o voto no primeiro turno dentro de 351 aptos. A Chapa 1, de Caleffi, recebeu 100 votos (31,95%), enquanto a Chapa 2, de Odorico, teve 188 votos (60%). Houve dois votos em branco, além de 23 votos (7,35%) para a Chapa 3, de Jorge Bastos, que não avançou. Agora, os dois candidatos disputam a eleição com a participação direta dos associados. No dia 8 de novembro, no sábado, o segundo turno ocorre das 10h às 17h, com os sócios podendo votar direto na Arena ou de forma online.
Segurança se torna vitrine do governo Eduardo Leite

Programa RS Seguro apresentou avanços concretos; queda nos indicadores de crimes aumentam a projeção nacional do governador A Operação Contenção, no Rio de Janeiro, colocou de vez a segurança pública no centro dos debates político e eleitoral. A pauta já vinha sendo tratada com destaque, e como uma espécie de vitrine, pelo governador Eduardo Leite (PSD) nos movimentos de reforço de sua projeção nacional visando viabilizar o sonho de disputar o Planalto em 2026. No Rio Grande do Sul, há avanços concretos viabilizados por meio do programa RS Seguro. O programa colocado em prática no Rio Grande do Sul de fato vem apresentando uma sucessão de quedas nos indicadores de crimes como homicídios, roubos e furtos de veículos. O RS Seguro engloba a integração entre as polícias, ações preventivas e repressivas. Entre as medidas, estão a ainda maior presença da BM nas ruas, aquisição de novas viaturas e equipamentos de comunicação e ações de inteligência nos locais de maior circulação. Pré-candidato ao Piratini em 2026, o líder da oposição na Câmara e opositor ferrenho do governo Leite, o deputado federal Luciano Zucco (PL) reconheceu os êxitos na área da segurança no Estado. “O coronel Mário Ikeda (atual secretário estadual de Segurança) foi indicação minha à prefeitura de Porto Alegre e, agora, está no Estado. Qualificadíssimo. O governador Sartori, com a operação Pulso Firme, em 2017, e o então secretário Cezar Schirmer, iniciaram um grande projeto de mudança. Temos que enaltecer todos que fazem parte desta construção. Ainda temos problemas, como os casos de feminicídios, o crack. Mas sim, se o resultado é positivo, não há motivos para criticar. O trabalho está sendo feito, e, se tudo der certo, teremos mais resultados, com um governo ainda mais forte e mais alinhado com as prefeituras”, disse Zucco, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.
Choro e alívio: Abel Ferreira revela montanha-russa de emoções em “noite mágica” com Palmeiras

Treinador se emocionou ao lembrar da família e do desafio de motivar os jogadores antes do duelo com a LDU Desde que chegou ao Palmeiras, há cinco anos, Abel Ferreira construiu imagens dissonantes em campo, na Academia de Futebol e nas entrevistas coletivas. O português reclamão à beira do gramado se transforma em um perfil emotivo, principalmente quando fala de família e quando consegue feitos improváveis, como a goleada sobre a LDU por 4 a 0 que classificou a equipe alviverde a mais uma final de Libertadores. Abel não escondeu o choro ao falar da filha, que foi para Portugal cursar o ensino superior. Também enalteceu o papel da família que tem no seu entorno no centro de treinamentos do Palmeiras. “Família para mim é a base. Chorei e estou chorando, mas não gosto de mostrar minha parte fraca. É um alívio (a classificação)”, disse o português. O treinador do Palmeiras revelou que definiu o plano tático do jogo com a LDU na manhã de terça-feira. Sua principal missão seria fazer com que os atletas compreendessem o plano e ganhassem motivação após três jogos seguidos sem vitória. “O nunca é um combustível para nós”, afirmou. Abel precisava surpreender o adversário, por isso montou uma linha com três zagueiros, apoiados por um único volante (Andreas Pereira), que teriam a tarefa de municiar um ataque formado por seis atletas. “Eu tinha de arranjar algo que os fizesse acreditar que seria possível. O primeiro a se fazer é inspirar as pessoas que trabalham contigo. Rezei todos esses dias. Deus me disse que não adianta rezar, porque os adversários também rezam. É muito trabalho e preparação. Foi um jogo tático e mental. Escalamos a montanha, só vitórias e uma única derrota”, acrescentou. A “noite mágica” só foi possível graças a um elenco afinado, com apoio da torcida em um jogo com muito mais acertos do que erros. “Magia tem a ver com o que você acredita. Eu não conhecia o Palmeiras antes de cruzar o Atlântico. O que me fez vir aqui é acreditar sem ver. Tem a ver também com o seu trabalho e com transformar tudo o que fazemos no CT em uma noite como hoje.” No dia em que completou cinco anos no Palmeiras, o português revelou o que diria ao “moleque” Abel de 2020. “Eu diria a esse moleque, que nunca foi o melhor aluno, o melhor jogador e nem o melhor treinador, ‘não deixe que você mesmo seja o seu bloqueio. Parabéns pela ousadia, por desafiar seus próprios limites’”. O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, às 18h30, para medir forças com o Juventude e defender a liderança do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada em Caxias do Sul A decisão da Libertadores, contra o Flamengo, está agendada para 29 de novembro, em Lima.
Manual da secação: Inter tem confrontos diretos na reta final do Brasileiro

Além do Atlético Mineiro, neste domingo, Inter terá pela frente ainda o Santos, no Beira-Rio, e duelos com Vitória e Ceará fora de casa Em meio à pressão pelos resultados e à luta para deixar a parte de baixo da tabela, o Inter chega às rodadas finais do Brasileirão dependendo apenas de suas próprias forças. E pode, além de escapar do rebaixamento, buscar uma vaga na próxima edição da Sul-Americana, o que serviria como uma espécie de troféu de consolação. Neste momento, três times despontam como principais adversários dos colorados na parte baixa da tabela: Vitória, Ceará e Santos. O cenário é delicado, mas há motivos para otimismo. Além de ter um bom retrospecto contra os oito adversários que ainda enfrentará, o Inter também disputará confrontos diretos na luta contra o Z-4. A equipe colorada ainda enfrentará o Vitória, na próxima quarta-feira, em Salvador, o Ceará, também fora, logo após a data Fifa de novembro, e o Santos, no Beira-Rio. No momento, o Ceará, que perdeu para o Fluminense por 1 a 0, na quarta-feira, em jogo atrasado do primeiro turno, soma 35 pontos e está à frente do Inter apenas pelos critérios de desempate. O Santos aparece logo acima da zona de rebaixamento, com 32 pontos, mas tem uma sequência considerada complicada, jogando duas vezes contra o Palmeiras e uma contra o Flamengo. Por outro lado, ainda tem nove partidas para disputar. Já o Vitória, que estaria rebaixado à Série B se o Brasileirão acabasse hoje, enfrenta o Cruzeiro, em Belo Horizonte, neste domingo. Ciente da importância das próximas partidas, o presidente Alessandro Barcellos fez um apelo direto à torcida colorada. Após os recentes tropeços diante de Bahia e Fluminense, ele pediu união e apoio no confronto contra o Atlético-MG, neste domingo, no Beira-Rio. “Em nome da instituição, venho pedir o apoio do torcedor. O torcedor que nunca nos abandonou e vai, tenho certeza, fazer a diferença”, afirmou Barcellos. Com oito rodadas pela frente, o Inter sabe que o desafio é grande, mas o caminho está traçado: depende apenas de si para transformar a luta contra o rebaixamento em uma arrancada por um lugar na zona de classificação à Sul-Americana. Mas isso nem é falado no momento.
PF deflagra nova fase de operação contra organização suspeita de fraudar licitações

Mandados são cumpridos em quatro cidades A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 31, a oitava fase da Operação Overclean. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e o sequestro de valores obtidos de forma ilícita, em Brasília, no Distrito Federal, São Paulo (SP), Palmas (TO) e Gurupi (TO). Segundo a PF, as ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal. Mais detalhes ainda devem ser divulgados. “Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro”, disse a Polícia Federal. A ação tem o apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal do Brasil.
Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem do atual Presidente da República O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu, nesta quinta-feira, 30, condenar o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas departamento Havan, a pagar mais R$ 33 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarações consideradas ofensivas. Os episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem de Lula. Luciano Hang ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão do TJ-SC. A ação foi movida pelos advogados Ângelo Ferraro e Miguel Novaes, que argumentaram que as manifestações do empresário ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, configurando ataques pessoais ao presidente. Apesar disso, em 2023, na primeira instância, a Justiça considerou improcedente o pedido de indenização por danos morais feito pela defesa do presidente, ao entender que, por se tratar de uma figura pública, Lula está sujeito a críticas. “O convívio com denúncias, acusações e críticas ácidas é inerente à vida pública”, destacou o tribunal na época. Na nova decisão, o tribunal afirmou que “mesmo figuras públicas têm direito à proteção da honra e da imagem”. Luciano Hang ainda pode recorrer.
Casos confirmados de intoxicação por metanol chegam a 59 no país

Até o momento, 15 pessoas morreram por ingestão do produto Os casos confirmados de pessoas intoxicadas por metanol subiu para 59, segundo atualização divulgada nesta quarta-feira, 29, pelo Ministério da Saúde. O estado de São Paulo lidera o número de casos confirmados (46), seguido por Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1). O número de pessoas que morreram em razão da intoxicação continua em 15: Nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Outros 9 óbitos estão sendo investigados, três em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um no Mato Grosso do Sul, e dois em São Paulo. O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) reforçou que bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável podem conter substâncias tóxicas e até letais e representam risco à saúde. Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo. O Procon-SP também recebe denúncias pelo Disque 151 e pelo site do serviço.