Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alimentação escolar do Brasil é destaque mundial

Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) é “um dos maiores e melhores projetos de alimentação do mundo”, conforme Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O especialista argumenta que apesar de o Brasil “não gostar de se auto elogiar”, o Pnae passou a ganhar destaque internacional a partir de 2009, quando foi sancionada a lei que definiu os parâmetros do atendimento da alimentação escolar.

Dentre as mudanças registradas na época, foi definida a exigência da presença de nutricionistas no ambiente escolar; e a restrição, de 15%, na presença de alimentos ultraprocessados no cardápio escolar. De acordo com o Artigo 2 da Lei, deve ser diretriz da alimentação escolar “o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis”, assinala.

Outra determinação da Lei de 2009, que obrigava a presença de, ao menos, 30% da refeição com origem da agricultura familiar, teve alteração aprovada pela Câmara dos Deputados em 2025, elevando o mínimo para 45%. O Projeto de Lei deve passar por sanção presidencial.

Neste mês (18 e 19/9), o Brasil sediou a 2ª Cúpula da Coalização Global pela Alimentação Escolar, que reuniu delegações de mais de 80 países, em Fortaleza (CE). No evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Secretariado da Coalizão para a Alimentação Escolar, foi apresentado o relatório “O Estado da Alimentação Escolar 2024”.

  • Criado em 1955, o Projeto Nacional de Alimentação Escolar fez 70 anos em 2025.
  • Conta com recursos do Tesouro Nacional, garantidos no Orçamento da União.
  • O repasse do financiamento aos estados e municípios (que executam o programa) é feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
  • Atualmente, o Pnae atende, diariamente, 40 milhões de estudantes no Brasil.
  • O Encontro Nacional do Pnae 2025 ocorreu nos dias 4 e 5/2/25, em Brasília.
  • O repasse por aluno/dia em 2025 variou: de R$ 0,41, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA); até R$ 1,37, Creches e Ensino integral.
Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x