Evento considerado o maior de empreendedorismo do Brasil prevê reunir 6 mil participantes
Com o objetivo de capacitar empreendedores que buscam conhecimento, apoio para tirar ideias do papel e impulsionar seus negócios, a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae RS retorna ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O evento, que segue até este sábado na Antiga Fábrica Guahyba, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, prevê reunir 6 mil participantes. A edição gaúcha terá três eixos temáticos: Despertar, Teu Próximo Passo e Caminhos Conscientes.
A principal abordagem do evento é a capacitação por meio de palestras e oficinas. Elas abordarão temas voltados à gestão, inovação, marketing, vendas, finanças e empreendedorismo. Também serão oferecidas consultorias, orientação especializada de especialistas e outras atividades.
Augusto Martinenco, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae RS, explica que a feira foi pensada para dois públicos: os que estão querendo empreender e identificar oportunidades de atividades, e os que já são empreendedores que buscam oportunidades de impulsionar o próprio negócio. “A feira está preparada para ajudar essas pessoas a refletirem sobre boas ideias para empreender e também para planejar a abertura desse negócio. Teremos também espaço de crédito, franquias e vários ambientes que vão ajudar a refletir sobre o seu negócio e melhorar ele do ponto de vista de gestão, de inovação e de vendas”, detalha.
Entre os palestrantes, estão personalidades como o ex-jogador Raí, Caito Maia, Giovanna Antonelli, Mari Maria, Bráulio Bessa e o “Menzinho”. Nas atrações de sábado, o ex-capitão do São Paulo e da Seleção vai mostrar como disciplina, visão estratégica e preparação são fundamentais no esporte e no mundo dos negócios.
Novidades
Nas novidades deste ano ano, está o Mutirão Acredita Sebrae, realizado em parceria com instituições financeiras para facilitar o acesso a crédito. Os visitantes poderão renegociar dívidas, conhecer linhas de financiamento com condições especiais e receber orientação financeira personalizada de especialistas credenciados com o apoio da nova ferramenta do Sebrae Planejadora. O atendimento acontecerá no espaço Acredita Sebrae.
Martinenco destaca, também, o espaço “Da ideia ao negócio”, em que se usa inteligência artificial para modelar negócios de empreendedores. “É um espaço que hoje está disponível para o empresário acessar via internet, mas aqui na feira a gente vai estar aplicando ele com consultores que também vão estar in loco dando essas dicas e interagindo com as pessoas”, diz.
Expositores da periferia capacitados pelo Sebrae buscam visibilidade nos seus negócios
No espaço, estão os expositores do Morro da Cruz e da Restinga, capacitados por meio do projeto Economia de Vilas do Sebrae RS. Entre eles, Kátia Camargo, da Renova Pet Shop, que trabalha com banho, tosa, hotel e creche de pets. “A gente pretende divulgar para ter mais clientes e para o público ver o nosso trabalho. A gente mora no Morro da Cruz e lá temos pouca visibilidade. Aqui a gente conhece outros trabalhos e conquista mais clientes, focando no objetivo de trazer mais clientes ao Morro da Cruz”, conta.
Kelly Valadares, coordenadora do projeto Economia de Vilas, explica que os empreendedores passam por uma trilha de capacitação, de maneira que possam potencializar seu negócio na periferia, que movimenta a economia. “Eles desenvolvem, fazem a melhoria do seu negócio, toda a modulação e se preparam para eventos como esse, para uma exposição. A gente prepara o pitch desses empreendedores também, de forma que eles possam conseguir se colocar dentro dos espaços, da maneira mais adequada com o seu produto”, explica.
Reconhecida como o maior evento de empreendedorismo do Brasil, em 2024, as feiras mobilizaram mais de 100 mil pessoas e geraram mais de R$ 45 milhões em negócios.
