Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alegrete: após condenação do pai, tios de menino de um ano serão julgados por homicídio, tortura e maus-tratos

Os tios do menino Márcio dos Anjos Jaques, de um ano e 11 meses, morto em Alegrete, irão a júri na próxima quarta-feira, 22 de outubro. Eles foram denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pelos crimes de homicídio qualificado, tortura e maus-tratos, todos na forma comissiva por omissão. A acusação em plenário será conduzida pelos promotores de Justiça Rochelle Jelinek e Rodrigo Piton, pelo Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ), e o julgamento tem previsão de durar dois dias.

O pai da criança já foi condenado, em outubro de 2024, a 44 anos de prisão pelos mesmos crimes, praticados entre maio e agosto de 2020, com qualificadoras como meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima, crime contra menor de 14 anos, contra descendente e durante estado de calamidade pública. Segundo a denúncia, os tios ficaram responsáveis pela criança entre os dias 14 e 16 de agosto de 2020, após o pai tê-la espancado. Mesmo cientes das lesões, os denunciados não prestaram os cuidados médicos necessários, o que contribuiu para o agravamento do estado de saúde do menino e culminou em sua morte no dia 17 de agosto de 2020. O MPRS sustenta que os crimes foram cometidos com extrema violência, de forma continuada, e reforça a importância da responsabilização dos envolvidos, como medida de proteção à infância e enfrentamento à violência doméstica.

“Este caso é profundamente chocante, atingindo-me tanto em minha função de Promotora de Justiça quanto em minha condição de mãe. Trata-se de um infante de apenas um ano e 11 meses que, durante meses, foi submetido a agressões, maus-tratos, tortura e espancamentos por parte do pai e dos tios, com quem residia. Em 13 de agosto de 2021, foi brutalmente espancado pelo próprio pai, o que culminou em sua morte. O pai já foi condenado pelo crime, e agora os tios, que presenciaram a criança em convulsões após as agressões e nada fizeram para socorrê-la, enfrentam o julgamento. O Ministério Público deposita sua integral confiança nos jurados de Alegrete, na certeza de que se sensibilizarão com o imenso sofrimento imposto a este menino e proferirão um veredito condenatório”, afirmou a promotora Rochelle Jelinek.

O júri será transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) no YouTube.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x