Entre sábado e segunda-feira, sete instituições aplicam provas em diferentes regiões do Estado, mobilizando milhares de candidatos em busca de vagas nos ensinos superior e técnico
Os próximos dias serão de intensa movimentação para quem busca vagas nos
ensinos superior e técnico gaúcho.
De amanhã até a segunda-feira,
sete instituições realiza
m vestibulares de verão em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, em uma verdadeira
maratona de provas que marca a reta final do calendário de seleções de 2025. Para muitos estudantes, é uma das últimas oportunidades de garantir o ingresso no próximo ano letivo.
A disputa começa neste sábado, com os processos seletivos de PUCRS, Unisinos e Atitus Educação. Na PUCRS, as provas começam às 13h, com abertura dos obstáculos às 12h e programação especial de boas-vindas a partir das 11h. Candidatos aos cursos de Medicina e Ciências Contábeis farão o exame até às 18h30min; os demais cursos, compostos apenas por Redação, encerram às 15h30min.
A Unisinos aplica prova de Redação das 9h às 11h, nos campi de São Leopoldo e de Porto Alegre, enquanto a Atitus realiza seu vestibular presencial às 8h30min, nas unidades de Passo Fundo e da Capital, oferecendo ainda de ingresso por meio de Enem e transferência.
No domingo, é a vez da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que recebe candidatos ao curso de Medicina a partir das 12h15min. O exame, aplicado presencialmente no campus-sede, tem duração de cinco horas e inclui redação e 50 questões objetivas distribuídas entre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Biologia, Química e Língua Estrangeira. Também no domingo, os institutos federais IFSul e IFRS aplicam provas em dois turnos, pela manhã para cursos técnicos integrados e à tarde para os cursos subsequentes e superiores.
Encerrando a sequência, a Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), realiza vestibular na segunda-feira. As provas para Medicina vão das 13h30min às 17h30min, e os demais cursos terminam às 15h30min.
