Intenção é que eles possam conhecer o trade turístico local e prospectar eventos na Capital gaúcha
O segundo final de semana do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é de grande movimento no Parque Harmonia, com piquetes lotados de visitantes. E entre os frequentadores, um grupo de sete turistas, todos empresários estrangeiros do setor de eventos, conheceu o Acampamento neste domingo. Trazidos pela Embratur, por meio do Corporate Tour, eles permanecem em Porto Alegre até a próxima quarta-feira, visitando também hotéis e espaços de convenções da Capital. Dois são dos Estados Unidos, outros dois da Itália, além de um do Reino Unido, Suécia e Holanda. No próximo dia 16, um segundo grupo estará presente.
Massimo Gorgatti é italiano, mas disse conhecer bem o Brasil, pois trabalhou na antiga companhia aérea Varig. “Acho esta uma experiência muito interessante, até para tentar relançar a imagem do Brasil no exterior. O Brasil tem muitas peculiaridades que precisam ser incentivadas, especialmente aqui para o Sul”, salientou ele, em um português impecável.
Também italiano, mas com empresa de eventos baseada na Holanda, Alberto Vaccaro disse que a cultura do sul da Itália é muito parecida com a do Rio Grande do Sul. “Lá não têm as tradições como as daqui, porém há uma semelhança muito grande no clima e na hospitalidade”, comentou ele. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Fernanda Barth, disse que a visita dos estrangeiros também serve para eles fazerem uma imersão na estrutura de receptivos de Porto Alegre.
“É muito importante que eles conheçam e saibam que não temos apenas atrativos, mas também capacidade de receber grandes eventos”, disse ela. A coordenadora de captação e promoção de eventos da Embratur, Cintia Mari Hayashi, disse que, neste primeiro momento, as cidades de Porto Alegre e Campinas (SP) foram escolhidas para esta experiência. “Estes turistas de negócios vão vivenciar experiências destes destinos, como, neste caso, o Acampamento Farroupilha, a celebração da cultura gaúcha, para que compreendam também que eles podem trazer eventos e ser muito bem recebidos”, afirmou.
