Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que esperar do clima na Primavera

A estação inicia nesta segunda-feira, às 15h19, e tende a ser próxima da normalidade, ou seja, começa úmida, mas deve terminar mais seca

A primavera de 2025, que inicia nessa segunda-feira, 22, às 15h19, tende a ser próxima da normalidade, ou seja, começa úmida, mas deve terminar mais seca aqui no Rio Grande do Sul. É o que prevê o meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone.

“A exemplo do que nós tivemos no inverno, a primavera vai começar com uma condição bem típica da estação, com passagem de sistemas meteorológicos que provocam chuva regular e grande amplitude térmica”, revela.

Umidade

De acordo com Varone, no final de setembro e durante o mês de outubro, a umidade vai predominar. “Vamos ter uma condição de nebulosidade, umidade e chuva durante vários momentos, e isso vai trazer uma condição para outubro de chuva dentro da média e até acima da média na metade Norte do Estado, principalmente”.

Já para novembro, a tendência é de redução da chuva, com volumes abaixo do esperado em boa parte do Rio Grande do Sul. “Principalmente na segunda metade e no final do mês, a tendência é a diminuição da umidade e, consequentemente, da chuva”, acredita Varone. “Essa condição deve acontecer também em dezembro, que deve ser um pouco mais seco no Estado”.

Com relação à temperatura, ainda haverá alguma massa de ar mais frio no começo da primavera. “No final de setembro e em parte de outubro também deve ter uma temperatura mais baixa em alguns momentos. Isso traz uma condição bem típica da estação que é uma grande amplitude térmica, ou seja, noites, madrugadas mais frias e temperaturas mais elevadas durante o período diurno, principalmente à tarde”, explica o meteorologista.

“Então, em novembro e dezembro são esperadas temperaturas mais elevadas, acima da média. No último mês do ano, que já é o final da primavera (ela vai até dia 21), a temperatura deve estar bem mais alta aqui no Estado.”, conclui Varone.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x