Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CINCO IMPACTOS DA ALTA PRESSÃO QUE AFETA O TEMPO NO BRASIL; CONFIRA QUAIS

Grande centro de alta pressão atua neste momento no Atlântico e mexe com o tempo em vários estados brasileiros

Um grande centro de alta pressão atmosférica, de 1033 hPa, atua neste momento sobre o Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil ao Sul da Região Sudeste, impactando as condições do tempo nas duas regiões, além do Nordeste do Centro-Oeste.

O centro de alta pressão está associado à massa de ar frio que atua agora no Centro-Sul do país com temperaturas abaixo a muito abaixo da média desta época do ano em vários estados. O Planalto Sul Catarinense e o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, tiveram temperatura abaixo de zero hoje cedo. Um centro de alta pressão, também chamado de anticiclone, é uma região da atmosfera onde o ar é mais denso e tende a se mover de cima para baixo — movimento conhecido como subsidência.

Esse ar descendente inibe a formação de nuvens, pois dificulta a ascensão de massas de ar úmidas, o que resulta em céu limpo, pouca nebulosidade e tempo seco. Por isso, os sistemas de alta pressão estão geralmente associados a condições estáveis e ensolaradas, especialmente quando permanecem estacionados sobre uma região por vários dias. Nos mapas meteorológicos, como o da MetSul Meteorologia acima, um centro de alta pressão aparece marcado pela letra “A” e apresenta isóbaras (linhas de igual pressão) concêntricas, com os valores aumentando em direção ao centro.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x