Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputado apresenta projeto de lei na ALRS para intensificar o combate às bebidas adulteradas

Deputado Gustavo Victorino propôs a instituição do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Adulteração de Bebidas

Diante dos casos de intoxicações graves e óbitos decorrentes do consumo de bebidas adulteradas, o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), apresentou nesta segunda-feira o Projeto de Lei nº 390/25 que institui o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Adulteração de Bebidas. O objetivo da proposta é, conforme o deputado, proteger a saúde pública, assegurar os direitos do consumidor e preservar a regularidade do comércio de bebidas alcoólicas no Rio Grande do Sul.

“Embora a legislação federal estabeleça parâmetros para produção, classificação e fiscalização de bebidas, a etapa de transporte, armazenagem e comercialização ainda apresenta vulnerabilidades que permitem o ingresso de insumos clandestinos ou desviados, como álcool etílico e metílico de uso industrial”, argumentou o parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa do RS (ALRS).

O programa propõe reforçar a fiscalização e rastreabilidade digital, das bebidas alcoólicas comercializadas, por meio de QR Code; instituir o Cadastro Estadual de Controle de Álcool Etílico e Metílico de Uso Industrial, destinado ao monitoramento da produção, transporte, armazenamento e comercialização desses insumos.

A proposição estabelece ainda a corresponsabilidade de comerciantes e distribuidores, impondo deveres objetivos e sanções administrativas proporcionais, fortalecendo a prevenção diretamente nos pontos de venda.

“O objetivo é combinar prevenção, fiscalização, repressão a ilícitos e proteção da saúde coletiva, beneficiando consumidores, produtores regulares e sociedade como um todo, preservando a livre concorrência e fortalecendo a confiança nas relações de consumo”, finalizou Victorino.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x