Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo do RS e Prefeitura de Porto Alegre inauguram centro de atenção e prevenção a ISTs

Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis fica em prédio do Estado que foi cedido para uso da Prefeitura

O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inauguraram nesta segunda-feira o Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip). O espaço será voltado para a atenção, prevenção e acolhimento de pacientes com infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tuberculose.

O centro funcionará em um prédio localizado na avenida João Pessoa, no bairro Farroupilha, onde antes ficava o Ambulatório de Dermatologia Sanitária. O espaço, que pertence ao governo do Estado, foi cedido para uso da prefeitura. O centro funcionará como referência regional para ISTs e tuberculose, ampliando o acesso a cuidados e aconselhamento, incluindo testagem e tratamento, e também oferecem as profilaxias Pós-Exposição (PEP) e Pré-Exposição (PrEP).

A inauguração contou com a presença da secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa, e do secretário municipal da Saúde da Capital, Fernando Ritter. Ambos destacaram a união de esforços entre o governo do Estado, a Prefeitura e a sociedade civil para retomar o local e ampliar a rede de cuidados sobre o tema. “Não se faz saúde em uma pauta tão sensível sem a construção de todos. Construímos um plano de ação no qual o foco são as pessoas”, contou Ana Costa.

Ritter reforçou que o espaço onde funcionará o Craip em Porto Alegre é um ponto de referência histórico no Rio Grande do Sul para o tratamento e acolhimento de pacientes com HIV/Aids. Ele citou ainda a busca pela redução dos índices de contaminação. “Nunca nos acomodamos com os números. Atuamos desde o início com testes rápidos, ações, capacitação de pessoas e muito mais. Mas faltava esse centro de referência”, completou o titular da SMS.

A coordenadora da política de Atenção às ISTs, HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck, explica que o Craip servirá como um espaço de acesso facilitado para a população de acesso à rede de saúde no tema. “Entendemos que, para eliminar tanto a tuberculose como o HIV/Aids, é importante ter mais pontos de acesso na rede para iniciar o diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno para a cura ou estabilização do quadro. Aqui vai ser um local de livre demanda, onde qualquer pessoa na cidade pode buscar o seu diagnóstico”, concluiu.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x