Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IA com intervenção humana mínima chega ao mercado em massa em 2026, prevê estudo

Pesquisa ouviu 400 líderes de tecnologia em seis países

A pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2026 e além: um estudo global do IEEE”, realizada entre 11 e 17 de setembro de 2025 com 400 líderes de tecnologia (CIOs, CTOs, diretores de TI) de grandes organizações no Brasil, China, Índia, Japão, Reino Unido e EUA, prevê a adoção da Inteligência Artificial agêntica (IA agêntica) no mercado de consumo em massa já em 2026. O estudo é do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

A IA agêntica é definida como uma tecnologia inovadora que, ao contrário da IA tradicional, pode definir metas, planejar e executar tarefas com intervenção humana mínima, funcionando como um “assistente inteligente”.

Globalmente, a adoção em massa da IA agêntica é esperada principalmente para uso como assistente pessoal, organizador de agenda ou gerenciador de calendário familiar (52%).

Outras aplicações importantes incluem gerente de privacidade de dados (45%), monitor de saúde (41%), automatizador de tarefas e afazeres como pedidos de supermercado (41%), e curador de notícias e informações (36%). Entre os líderes brasileiros, 60% preveem essa adoção em massa em 2026, destacando o uso como gerenciadores de privacidade digital (52%) e para gerência de contas ou assinaturas (50%).

O crescimento da IA agêntica impulsionará uma onda de contratações de analistas de dados. A grande maioria dos líderes globais (91%) concorda que o uso dessa tecnologia para analisar grandes volumes de dados crescerá em 2026, estimulando a contratação de analistas para avaliar a precisão dos resultados, transparência e vulnerabilidades.

As habilidades mais procuradas em candidatos para funções relacionadas à IA em 2026 são habilidades de análise de dados e habilidades de práticas éticas de IA, que lideram globalmente (38% e 44%, respectivamente) e no Brasil (58% e 54%, respectivamente).

Setores mais impactados

Os setores que devem passar pela maior transformação devido à IA em 2026 são o desenvolvimento de software (52% globalmente; 60% no Brasil) e serviços bancários e financeiros (42% globalmente; 48% no Brasil). Saúde (37%) e automotivo e transporte (32%) também são citados globalmente, enquanto mídia e entretenimento (48%) é um destaque brasileiro.

As principais aplicações da IA serão a identificação em tempo real de vulnerabilidades de cibersegurança e prevenção de ataques (47% globalmente; 56% no Brasil) e o auxílio e/ou aceleração do desenvolvimento de software (39% globalmente; 52% no Brasil).

A IA também influenciará outras tecnologias, sendo as áreas mais citadas globalmente e no Brasil a robótica (52% globalmente; 56% no Brasil), realidade estendida (XR) (36% globalmente; 38% no Brasil) e veículos autônomos (35% globalmente; 38% no Brasil).

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x