Tecnologia promete separar até 105 mil itens por dia, reduzindo em até 25% o ciclo de processamento
O Mercado Livre anunciou a ampliação da operação com robôs no processamento de produtos com mais de dois itens. As operações já estavam presentes na companhia este ano, e a ampliação promete trazer maior velocidade ao processamento de pedidos.
A nova tecnologia, com 125 robôs em operação, pretende separar até 105 mil itens por dia, reduzindo em até 25% o ciclo de processamento de pedidos multi-itens. O sistema opera em dois andares e ocupa uma área otimizada de 670 metros quadrados.
A novidade foi divulgada nesta quarta-feira por Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, e Luiz Vergueiro, diretor sênior de Logística do Mercado Livre, em coletiva de imprensa do Mercado Livre Experience, convenção com foco em gestão, vendas e logística entre vendedores, executivos e especialistas no setor, que segue até hoje na Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Chamados Robôs de Separação, os investimentos devem reduzir a atividade de deslocamento do operador, afirma Luiz Vergueiro. “O objetivo deles é trazer uma uma velocidade de processamento desses pedidos, que são de vários itens, de uma maneira mais rápida e mais curta, possibilitando fazer pedidos que sejam entregues no mesmo dia até o horário mais tardio.”, afirmou.
Questionado como a companhia que também é referência como empregadora de mão de obra irá permanecer com contratações na ampliação desta tecnologia, Yankes afirmou que a logística segue sendo um dos principais focos de contratação, com um número maior no próximo ano, entre 12 e 13 mil, e que serão migrada funções para outras com maior valor agregado.
Para a região Sul, o Mercado Livre deve inaugurar, nas próximas semanas, um novo centro de distribuição em Araucária, no Paraná. O estado conta com dois centros Centro de Distribuição (CD) localizados em Sapucaia do Sul. O centro começou a operar em 2023 e foi duplicado em 2024. “É um estado super importante para a gente”, disse Vergueiro.
