Líder do campeonato superou Verstappen em sessão dificílima na chuva; com Sainz destaque em 3º
Lando Norris sobreviveu a uma classificação dificílima com pista molhada e aplicou toda sua velocidade no Q3 para cravar a pole-position nesta sexta-feira (horário local) no GP de Las Vegas da Fórmula 1. Max Verstappen lutou bastante, mas largará em segundo, com o surpreendente Carlos Sainz de Williams em terceiro.
A pista estava encharcada para o início da sessão e as Aston Martin puxaram a fila com pneus de chuva. A Sauber foi a única a seguir o exemplo, enquanto a maioria dos pilotos tentou o intermediário e teve de trocar para ter chance de ir em frente.
Essa escolha inicial acabou confirmando Lance Stroll e Fernando Alonso no Q2; enquanto muita gente graúda teve dificuldades de seguir. Charles Leclerc se safou na bacia das almas, com uma Ferrari de pneus gelados. Lewis Hamilton não conseguiu aquecer os pneus e sem qualquer confiança foi o último colocado.
Na fila dos degolados, Alex Albon foi o primeiro da lista a dançar, em 16º e ainda acertando o muro no fim. Kimi Antonelli outro que não se achou em 17º, com Gabriel Bortoleto em 18º num dia que a Sauber podia fazer bem melhor. Yuki Tsunoda também mostrou muito pouco com a Red bull, em 19º.
Veio o Q2 e quem cresceu foi a Racing Bulls, com Liam Lawson e Isack Hadjar mostrando de imediato potencial para chegar ao Q3. Stroll fez um brilhareco e liderou no início, com Alonso fazendo sombra. A pista evoluia e logo daria chances para os intermediários.
Só que os pneus precisariam de várias voltas para esquentar. Stroll arriscou tudo, o pneu novo ficou gelado e cobrou o preço com a eliminação. Na hora do vamos ver, Nico Hulkenberg foi o primeiro fora do top 10, superado nos instantes finais pelo ótimo Pierre Gaslu de Alpine.
Stroll amargou o 12º lugar e a 34ª vez que largará atrás de Alonso, seguida… Esteban Ocon e Oliver Bearman vieram a seguira, com as duas Haas sem aderência. Franco Colapinto errou no último setor e ficou em 15º
Veio a decisão da pole e apenas Russel saiu de pneu para pista molhada, o resto com os verdes intermediários. Foi uma perda de tempo para a Mercedes.
Com os tempos de volta desabando, Verstappen liderava a menos de um minuto da bandeirada, com Norris apenas em quinto. Sainz encaixou uma volta para subir às primeiras filas; enquanto Oscar Piastri não achou tempo nenhum e ficou em quinto.
A quadriculada veio e o líder da McLaren cravou a pole com três décimos para Verstappen, sainz alguns milésimos depois em terceiro. Russell recuperou parcialmente o tempo perdido em quarto. Lawson foi um ótimo sexto posto, com Alonso em sétimo à frente de Hadjar. Leclerc terminou em nono definindo o carro como “rídiculo, sem aderência”; com Gasly em décimo.
