Espaço de atendimento à população servirá para emissão de passaporte, regularização migratória e controle para caçadores excepcionais, atiradores desportivos e colecionadores (CAC)
A Polícia Federal e o Pontal Shopping inauguraram nesta quinta-feira a nova Central de Atendimento do órgão em Porto Alegre. Com área exclusiva de 608 m², o espaço de atendimento à população entrou em operação na terça-feira e servirá para emissão de passaporte, regularização migratória e controle para caçadores excepcionais, atiradores desportivos e colecionadores (CAC). O antigo posto no Praia de Belas Shopping, que funcionou por cerca de uma década, teve as atividades encerradas na última semana.
O novo local da Central de Atendimento é fruto de uma parceria público-privada (PPP) e levou cerca de 80 dias até iniciar as operações. O Superintendente regional da PF no Rio Grande do Sul, delegado Aldronei Antonio Pacheco Rodrigues, destacou a parceria entre o órgão e o Pontal Shopping desde as enchentes de 2024, quando o empreendimento se tornou base de ações emergenciais da polícia relacionadas ao resgate de famílias afetadas pela cheia.
“Lembro de noites em claro e pessoas alojadas no shopping. Durante mais de um mês, utilizamos uma sala no interior do Pontal, onde alocamos nosso Centro de Comando e Controle. Não fosse esse apoio, não teríamos onde descansar e seguir atuando. Este espaço, mesmo que novo, já fez história. Estamos iniciando essa nova fase em alto estilo, com um ambiente muito adequado para receber nossos colegas, colaboradores e o público”, afirmou o superintendente.
O diretor de polícia administrativa da Polícia Federal em Brasília, Fabrício Kerber, também participou da inauguração oficial e destacou a movimentação de público que a central proporciona. Um exemplo citado foi que, nos últimos dois anos, a unidade de Porto Alegre contabilizou cerca de 120 mil atendimentos para emissão de passaporte. “Ganha a PF com um espaço adequado para desempenhar suas funções, ganha o público atendido em um local digno e ganha o shopping com esse fluxo de pessoas que movimentam a economia local”, completou.
Ricardo Jornada, diretor corporativo da SVB Par, empresa administradora do Pontal Shopping, destacou o esforço conjunto para entregar a infraestrutura para a nova Central de Atendimento da PF em menos de três meses. “É um projeto que nos encanta, pois está acontecendo de forma similar em muitos lugares do Brasil. É um modelo inteligente de PPP onde quem ganha é a população, com melhores espaços para usufruir destes serviços”, concluiu. O presidente da SVB Par, Saul Boff, também participou da inauguração.
