Cálculos do Departamento de Matemática da UFMG indicam que Sport e Fortaleza correm mais riscos
Não está em nenhum livro e muito menos nas regras da CBF. Mas quando se fala em cálculos para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, há anos que, de uma forma ou outra, o número mágico tem sido 45. Ou seja, quem chegar a essa meta tem, historicamente, grandes chances de escapar da degola e permanecer na Série A. Em 2025, no entanto, de acordo com os números do momento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a exigência pode ser menor.
Às vésperas da 23ª rodada, o retrato do momento é de que há uma boa chance de se livrar do rebaixamento com 41 pontos. Nesse cenário, as probabilidades de um time cair com tal pontuação é de 42,7%, portanto, menos da metade. Com 42, o percentual cai para 23,8% e com 43, vai a 10,6%. Quem chegar aos emblemáticos 45 pontos teria, hoje, apenas 0,9% de chance de cair. Por outro lado, quem ficar nos 40 pontos, estará brincando com o perigo, com 63,4% de risco de disputar a Série B em 2026.
Ainda de acordo com o departamento de matemática da UFMG, hoje o maior candidato ao rebaixamento é o Sport, com 95,4%. Com 20 jogos na tabela, os pernambucanos somam apenas 10 pontos. Logo depois, estão Fortaleza (85,4%), Juventude (43,6%) e Vitória (40,3%). A Dupla Gre-Nal, no momento, não parece estar tão ameaçada. O Grêmio tem 12,3% de chances de queda e o Inter 8,4%.
