Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quem é Cármen Lúcia, ministra do STF cujo voto pode condenar Jair Bolsonaro

Com ampla trajetória no magistrado, Cármen Lúcia pode ser a responsável por confirmar a condenação do ex-presidente por trama golpista

Nesta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu seguimento ao julgamento do núcleo crucial da trama golpista. Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram a favor da condenação de Jair Bolsonaro e mais sete réus. Por outro lado, Luiz Fux abriu divergência dos demais e defendeu a responsabilização de apenas Braga Netto e Mauro Cid. Agora, é a vez de Cármen Lúcia se manifestar e, caso acompanhe os votos de Moraes e Dino, irá confirmar a sentença do ex-presidente.

Cármen Lúcia é bacharel em direito PUC-MG (1977), especialista em direito de empresa pela Fundação Dom Cabral (1979) e mestre em direito constitucional pela UFMG. Atual ministra do STF, a magistrada é professora universitária desde 1983, além de ser coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional.

A jurista foi procuradora do Estado de Minas Gerais de 1983 até 2006. Durante o mandato do então governador Itamar Franco, ela chegou a exercer a função de Procuradora-Geral do Estado de 2001 a 2002. Em 2006, foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal, tornando-se a segunda mulher a ocupar esta vaga.

Assumiu a vice-presidência da Corte em 2014 e a presidência em 2016. Também exerceu a função de ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2009 a 2013, tendo presidido o colegiado de 2012 a 2013 (foi a primeira mulher a fazê-lo). Desde 2022, exerce um segundo mandato.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x