Acompanhe nossa programação Ao Vivo rádio RDTV SUL!
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rota aérea Porto Alegre-Montevidéu, suspensa desde as enchentes, poderá retornar por startup aérea uruguaia

SUA Líneas Aéreas planeja iniciar voos no final do primeiro semestre de 2026

Após o anúncio da rota aérea sazonal entre Porto Alegre e Punta del Este, na semana passada, outro antigo trajeto entre o Rio Grande do Sul e a nação vizinha está no horizonte. Uma nova startup aérea, a SUA Líneas Aéreas, fundada no Uruguai em janeiro deste ano, e financiada com recursos privados, pretende voar entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e a capital uruguaia Montevidéu.

Até as enchentes de maio de 2024, esta rota era operada pela Azul, que, até o fechamento desta reportagem, não confirmou data de retorno. O plano de rotas da SUA já foi aprovado por autoridades uruguaias. O Uruguai não contava com uma companhia aérea de bandeira desde 2012, quando a Pluna foi encerrada. Também em janeiro, o governo uruguaio divulgou que o início das operações da SUA, sigla para Sociedad Uruguaya de Aviación, seria no último trimestre deste ano.

Porém, de acordo com a imprensa uruguaia, a SUA deverá começar a voar entre maio e junho de 2026. A reportagem contatou o CEO da companhia, Antonio Rama Toscano, para obter detalhes mais recentes, mas não obteve retorno. No Brasil, além de Porto Alegre, a empresa planeja rotas com Brasília, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Recife, Salvador e São Paulo, todas com até três frequências diárias.

A malha aérea regional, além do Uruguai, também pretende conectar aeroportos na Argentina, Chile e Paraguai. A empresa uruguaia deverá operar aeronaves Airbus A220-300, arrendadas da companhia aérea airBaltic, da Letônia. Também contatada, a Fraport Brasil orientou procurar a companhia aérea para informações sobre rotas entre Porto Alegre e Montevidéu.

No caso da rota entre a capital gaúcha e Punta del Este, o trecho inicia em 26 de dezembro, e operará durante a alta temporada, até 31 de janeiro de 2026, com possibilidade de renovação. As aeronaves serão a Boeing 737-800 e 737-800 Max, com 162 assentos na classe econômica e oito na classe Premium Economy. A nova rota terá, em média, viagens de 1h20min. A Aerolíneas atualmente voa a partir de Porto Alegre com destino a Buenos Aires.

Post anterior
Próximo post
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Copyright © RDTV Sul. Todos os diretos reservados.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x