Iniciativa vai funcionar no PAM Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Foi inaugurado no final da manhã no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Santana do Livramento, o serviço de telemedicina. A iniciativa, implantada pelo município, visa oportunizar um número maior de consultas médicas para a população. A secretária municipal de Saúde, Karime Blanco explica que o serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, não sendo necessário o pré-agendamento de consulta.
“O paciente vai até o PAM onde há uma enfermeira facilitadora e técnicas de enfermagem que fazem a triagem. Após, é encaminhado a um contato com o médico por meio de um tablet. É um atendimento remoto, pois o médico está em Santa Maria”, explica.
Karime confirma que no kit recebido pela prefeitura além do tablet para a triagem, a facilitadora coloca no sistema o prontuário do paciente para que o médico tenha acesso de forma remota às informações. “O paciente será atendido e o médico irá solicitar os exames na consulta O paciente recebe requisições e receitas médicas impressas e também pelo Whatsapp. Quando for mostrar volta ao PAM”, completa.
O objetivo da prefeitura é que sejam atendidas 32 pessoas por dia desta forma. “Recebemos um segundo kit, mas ainda estamos analisando a melhor forma de implantá-lo. Uma opção é a falta de um médico em algum posto, ele deve ser utilizado, mas estamos avaliando a equipe para trabalhar desta forma. É necessário ainda avaliar se a aceitação da comunidade ao novo sistema para aquisição de novos kits”, pondera.
